Entrevista - Sofia Alves Cardoso

Sofia Alves Cardoso nasceu a 18 de Agosto de 1994. Estuda criminologia no ISMAI. A escrita começou a ter um papel fundamental na sua vida aos 16 anos quando decidiu criar a história que já tinha sido pensada três anos antes. Daí surgiu o seu primeiro livro "Não Confies". Desde os seus 12 anos, Sofia, também ocupa o seu tempo em blogues. Muitos são os seus planos num futuro que se espera risonho para a escrita.
Visitem o seu blogue: Rainforest Of The Lost Souls

1 - Quando surgiu o seu gosto pela escrita?
O meu gosto pela escrita surgiu desde que me conheço como gente, pronunciando-se mais na fase da adolescência. No entanto já desde a primária que gostava de inventar histórias e escrevê-las, embora as guardasse para mim.

2 - Qual é a sua principal inspiração quando escreve?
Bem, é uma pergunta um bocado complicada... Uma das minhas inspirações são as pessoas com quem me cruzo. Às vezes não as conheço mas vejo como elas se comportam com dada reação e tendo a transportar o que vejo para a minha escrita, daí ser bastante descritiva. A natureza ajuda-me igualmente a conseguir a inspiração que preciso, e nisso sou uma sortuda porque vivo num local onde a natureza é abundante e bela. Portanto, não consigo dizer qual delas tem um peso maior porque se ambas não estiverem presentes não consigo inspirar-me.

3 - Onde poderemos encontrar o seu trabalho literário?
O meu livro foi editado pela Corpos Editora e pode ser encontrado no site, bem como podem aceder ao meu blogue, onde existe um separador onde têm todas as informações necessárias e se houver algúma dúvida fico contente em vê-la esclarecida. Tenho também uma página de Facebook onde podem ter acesso privilegiado a alguns conteúdos, embora esteja a planear criar uma outra página que não seja só específica para o livro.

4 - Qual o escritor que mais aprecia e qual a obra que mais gostou de ler?
Até hoje o livro que me fez parar para pensar e me fez lê-lo mais que uma vez foi O Monte dos Vendavais de Charlotte Brontë. Aliás, aconselho este livro porque a ideologia do livro é bastante futurista, no sentido de não parecer escrito na época que foi e para quem adora romances com tragédia é dos melhores que já li.

5 - Para quando um novo livro? Será um dos seus sonhos?
Devido à minha falta de tempo e ao dinheiro que é preciso dispor para concretizar mais um sonho, infelizmente, não poderá ser para já. Poder viver da escrita, conseguindo conciliá-la com a minha área de formação, é, definitivamente, um sonho, mas tento manter os pés bem assentes, tendo em conta a situação económico-cultural do país. Mas espero conseguir publicar um daqui a 2 anos.

6 - Como imagina a literatura portuguesa em 2020?
Por estar desde muito cedo ligada a blogues tive o prazer de contatar com pessoas que são puro talento e indigna-me não haver reconhecimento. Acredito, ou quero acreditar, que nessa altura a mentalidade mude e perspetive que a escrita não é proprieamnete um luxo para alguns mas uma necessidade de enriquecimento a vários níveis. Espero ainda que os nossos representantes, e a própria sociedade, não achem apenas que o futebol é o que temos de melhor no nosso país, mas que passe a considerar também a escrita e as restantes artes que a mim me parecem estar "à sombra".

7 - Vai continuar a apostar no blogue para divulgar as suas obras?
Espero que sim, embora o tempo me escasseie por vezes. E espero arranjar outras formas de divulgação para que possam conhecer a minha obra!

"Não Confies" de Sofia Alves Cardoso
"Não Confies" conta a história de uma jovem, Nina, que se vê envolta de questões ligadas à sua família e à omissão de factos que puseram em perigo a sua vida. Retrata ainda sentimentos, desde o puro ódio ao amor e contém personagens com personalidade vincada com quem nos podemos identificar e nutrir um carinho. Ou até mesmo ódio.

Podem adquirir o vosso:
Versão livro: Corpos Editora
Versão E-book: WoldArtFriends
Página Facebook Oficial: Não Confies

3 comentários: